quarta-feira, 19 de maio de 2010

GOTANGOTANGO una cancion en 3.0





Ta ai uma das musicas do novo cd do Gotan Project, chamado de Tango 3.0.

O cd confirma o estilo da mistura eletrônica do ritmo do Plata.



Quando será que eles voltam a Porto Alegre???

O trio multiétnico, que é o emblema da música global desta primeira década do século, acaba de lançar o seu mais recente trabalho intitulado “Tango 3.0”.
Philippe Cohen Solal, (francês), Eduardo Makaroff (argentino) e Christoph H. Müller (suíço) são conhecidos mundialmente com o nome de Gotan Project. O nome é um anagrama da palavra tango, e também o título de uma famosa coletânea de tango lançada em 1982. Os três são criadores de um som novo que deu uma sacudida na cena musical argentina, no final do século passado, introduzindo na música eletrônica um dos estilos mais consagrados e “sagrados” da música mundial.
O Tango, símbolo daquela Argentina colonizada por europeus, cada um com as próprias tradições, e que desenvolveu rapidamente uma identidade peculiar e rica, a começar da música, fruto de uma fusão de estilos e de um povo com uma herança que é típica dos emigrantes, que deixam o conhecido correndo atrás de um sonho, levando consigo uma bagagem de pequenas jóias.
Buenos Aires e Paris, New Orleans e Roma, se encontram neste terceiro trabalho oficial em estúdio do grupo. Dr. John, a lenda do órgão Hammond aparece nas notas da faixa que abre o disco, “Tango Square”, uma melodia romântica com ecos que evocam aquele imaginário alegórico, onírico e surreal típico de Nino Rota, – uma figura passeando sozinha numa praia vazia de um inverno quase tropical.
Lembranças de uma brincadeira, equivalente à nossa “Amarelinha” na faixa “Rayuela”, que é também uma homenagem à obra-prima, com o mesmo título, de um dos maiores escritores argentinos, Julio Cortázar, que ao longo da música, interrompida por um coral de crianças brincando, podemos ouvir a voz gravada do escritor declamando alguns trechos do livro.
Encontramos, também, outros nomes como o da cantora Cristina Vilallonga, com a aquela voz límpida que é a sua marca registrada, na faixa “Peligro”; e Daniel Melingo emprestando a voz grave de quem tem um monte de histórias para contar, em “Tu Misterio”.
Em destaque e escolhida como primeiro single a ser lançado, a dançante e empolgante “La Gloria”, uma jóia pop de um extremo elegantismo, com a participação especial da VOZ de um dos mais famosos comentaristas esportivos da Argentina, Victor Hugo Morales, que no final da canção lança o mágico grito “Gol!!!”, e que nesta ocasião se transforma em “GOTAN!!!”


Paz!Mauro LussiProgramador musical e DJ daRadio UFSCar

Nenhum comentário:

Postar um comentário